A vitrola e a música


17/03/2021


 

Por Zezé Sack, jornalista, membro da Comissão da Diretoria de Cultura

Carlos Mayrink foi o criador da webradio. Publicitário e radialista, já trabalhou nas mais importantes rádios do Rio de Janeiro, como Globo FM, Estácio FM, Roquete AM/FM e Panorama FM. Ele é o Diretor Artístico e de Produção da RADIOVITROLA.NET, além de cuidar de toda a programação musical.

Ele conta como surgiu a ideia:
– Eu tinha um podcast chamado Vitrola, para tocar essas músicas que eu gostava e que não ouvia nas rádios convencionais. E um amigo sugeriu que eu transformasse isso numa rádio web. As rádios webs estavam muito no começo em 2010, mas eu abracei a ideia e estamos aí até hoje. Vamos completar 11 anos no ar em 2021.

Ele ressalta também que toda a programação é feita de forma artesanal, uma por uma. Não é uma máquina que toca as músicas de forma aleatória. A sequência das músicas é pensada, estudada.

Em 2013, a jornalista e locutora Leila Sarmento se juntou ao projeto. Após 16 anos no programa Observatório da Imprensa, da Tv Brasil, resolveu abraçar a música, uma paixão que sempre esteve presente na sua vida, mas de forma paralela:
– Em 2013 eu estava fazendo um curso de locução na Escola de Rádio do RJ e tive uma aula com o Mayrink, que também é professor, onde ele falou da RADIOVITROLA.NET. Cheguei em casa, fui ouvir e me encantei com aquelas músicas que eu adorava e que não ouvia nas rádios convencionais. No dia seguinte, mandei para ele o projeto de um programa para a rádio e ele gostou. Após dois anos, em 2015, propus a ele fazer uma sociedade para dirigir a rádio juntos. E assumi o cargo de Diretora de Jornalismo e Cultura.

A RADIOVITROLA.NET também tem parcerias com várias iniciativas artísticas como casa de shows (Blue Note Rio, Teatro Municipal de Niterói, Theatro Net Rio, Rio Montreux Jazz Festival, Rio das Ostras Jazz e Blues, Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro etc.), espaços culturais, escolas de música, academias de dança, teatro e cinemas.

– Com essas parcerias, a gente divulga os eventos na rádio, sempre voltados para o estilo de música que a gente toca, para o perfil dos nossos ouvintes, e cria um círculo de pessoas interessadas nesse tipo de som, esclarece Carlos Mayrink.

Desde 2019, a RADIOVITROLA.NET disponibiliza programas em seu canal do Youtube, com lançamentos de álbuns, dicas de shows, notícias sobre música etc.

– O canal da rádio no Youtube é mais uma porta pra gente divulgar cultura. A gente fala, por exemplo, de artistas como Sting, Deep Purple, The Who que continuam lançando discos novos, e não têm onde tocar. Muita gente se surpreende que eles ainda estejam trabalhando, explica Leila Sarmento.

– Com a pandemia, a gente teve que dar uma parada nos programas do canal, mas estamos loucos pra voltar, porque a gente adora fazer. Mas a rádio não parou na pandemia, muito pelo contrário, nossa audiência aumentou muito, já que as pessoas estão mais em casa e em busca de distração para tantas notícias ruins, conclui Mayrink.
Mais de 400 mil pessoas, todos os meses, se encantam com esse projeto feito com tanto carinho e cuidado pelos seus sócios.

A RADIOVITROLA.NET pode ser acessada gratuitamente pelo site www.radiovitrola.net ou através dos aplicativos para I-Phone e Android. O canal do Youtube está no endereço: youtube.com/c/radiovitrolanet.