A Torre – o cotidiano de mulheres encarceradas pela ditadura


18/05/2023


A partir de 1969, uma torre centenária — encravada no Presídio Tiradentes — foi o destino de dezenas de mulheres enclausuradas por motivação política durante a ditadura militar no Brasil.
Em A Torre, a jornalista Luiza Villaméa apresenta um panorama de quem eram essas presas políticas e de como sobreviveram às terríveis condições que lhes foram impostas, mostrando como elas se organizavam no dia a dia, como se relacionavam entre si, com agentes da repressão e com pessoas do lado de fora — além de expor uma rotina que se contrapunha firmemente à brutalidade da situação. Numa prosa sensível à inteligência e à singularidade de cada uma das presas, a autora reconstitui o esforço dessas mulheres para criar um ambiente solidário e criativo que resistia, em tudo, à violência a que foram submetidas por um regime autoritário, composto basicamente por homens.

Luiza Villaméa é formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1989) e mestre em história pela Universidade de São Paulo (2008). De 2012 a 2017 foi repórter especial da revista Brasileiros. Antes disso, trabalhou no jornal O Globo e nas revistas Veja e IstoÉ. Recebeu diversos prêmios, entre eles um Esso pela série “Filhos do Brasil” e o prêmio Direitos Humanos de Jornalismo pela reportagem “Quando meninos são fichados como terroristas”.

SERVIÇO:
A Torre, Luiza Villaméa
Número de páginas: 288
Preço: R$ 94,90 | E-book: R$: 39,90
Lançamento: 19/05/23

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012