A íntegra do discurso do Presidente Heloi Moreira


03/07/2008


Foi o seguinte o discurso do Presidente do Clube de Engenharia, Heloi Moreira, em homenagem ao centenário da ABI:

É com enorme satisfação que o Clube de Engenharia homenageia hoje a Associação Brasileira de Imprensa pelo seu centenário, comemorado este ano.

A ligação da ABI com o Clube de Engenharia vem de longa data. Foi com grande satisfação que tivemos o nosso ex-Presidente Raymundo de Oliveira, aqui presente, dentre as seletas personalidades homenageadas pela ABI, no evento comemorativo do seus cem anos de existência.

Nesses cem anos, a ABI tornou-se uma referência e certamente está entre uma das mais respeitadas entidades brasileiras e de grande credibilidade. Aqui no Clube de Engenharia, por várias vezes, quando se trata de lançar campanhas de grande repercussão, o nome da ABI é sempre lembrado.

Um nome que se confunde com o passado recente da ABI é o de Barbosa Lima Sobrinho, símbolo da luta pela cidadania e pela liberdade de expressão, várias vezes homenageado pelo Clube de Engenharia.

Nesses anos, por muitas vezes, o Clube de Engenharia (que irá completar 128 anos de existência em dezembro próximo) e a ABI se empenharam em memoráveis movimentos. É interessante observar a convergência entre as duas entidades nas campanhas empreendidas em prol do interesse nacional.

Uma das mais marcante foi, sem dúvida, a campanha pelo petróleo, que redundou na lei 1.953, que instituiu a Petrobras, na qual Barbosa Lima Sobrinho teve um papel destacado.

Também o Clube de Engenharia e a ABI tiveram importante participação na campanha ‘Diretas já’, que acelerou a queda da ditadura militar. Aliás, a ABI teve papel de destaque na defesa dos direitos dos jornalistas nesse período negro da nossa história e foi uma das entidades que mais se empenhou na defesa das liberdades democráticas.

Outra oportunidade em que as entidades marcharam unidas foi na campanha pelo impeachment do Presidente Collor. Barbosa Lima Sobrinho defendeu na Câmara dos Deputados o pedido de impeachment, juntamente com o então Presidente da OAB Marcelo Lavenère.

Presidente Maurício Azêdo, é sempre bom lembrar que a ‘luta continua’. Assim, a recente descoberta pela Petrobras das reservas do pré-sal abre enormes perspectivas de o Brasil viver nova fase de intenso desenvolvimento. Desde, é claro, que essas reservas, patrimônio do País, tenham sua utilização dirigida para nosso desenvolvimento. Para tanto será necessário uma nova campanha do estilo ‘O petróleo é nosso’. Temos certeza de que, mais uma vez, o Clube de Engenharia e a ABI estarão lado a lado em defesa de nossas riquezas, nosso desenvolvimento, nossa soberania.

O Clube de Engenharia acompanha e apóia a ABI na sua luta constante pela liberdade de imprensa e pela liberdade de expressão em nosso País, destacando-se, nos últimos dias, o protesto da entidade contra decisões da Justiça punindo duas publicações.

Maurício Azêdo, sua vida também é um patrimônio nosso. Nos momentos mais difíceis da luta pela redemocratização de nosso Brasil, você sempre esteve na linha de frente, tendo sofrido na pele por sua bravura e dedicação à causa democrática. Tê-lo, neste momento, na Presidência da ABI é motivo de alegria e de certeza de que nossa brilhante entidade continuará sua trajetória que tanto tem honrado nosso País.

Não podemos deixa de mencionar, nessa Casa de engenheiros e arquitetos, o marco para nossa engenharia e arquitetura que é o edifício-sede da ABI. Construído entre 1936 e 1939, na gestão Herbert Moses, destaca-se pela solução adotada para sua fachada, apresentada por Le Corbusier — brise-soleil. Prédio tombado pelo patrimônio histórico estadual em 1965.

É também com grande satisfação que o Clube de Engenharia homenageia hoje a Associação dos Antigos Alunos da Politécnica (A3P), que comemora seus 76 anos de existência. A A3P é a mais antiga associação de ex-alunos da UFRJ, tendo como principal missão o aprimoramento da Escola Politécnica. Os vínculos da A3P e do Clube de Engenharia são muitos. Praticamente todos os associados da A3P são também associados do Clube de Engenharia. E nós sabemos bem que as instituições são feitas pelas pessoas que a elas se dedicam.

Finalizando, gostaria de agradecer a presença de todos.

Muito obrigado.”