A bicicleta campeã


04/07/2008


Até o início dos anos 50, o Torneio Municipal era disputado antes do campeonato carioca. Os clubes aproveitavam a competição para ajustar suas equipes com vistas ao campeonato. A década de 40 marcou o período áureo do torneio e a final de 1948 ficou na história do futebol da cidade do Rio de Janeiro. O todo-poderoso “Expresso da Vitória” do Vasco da Gama participava do Torneio dos Campeões, em Santiago do Chile, cedendo lugar ao excelente “Expressinho” para representar o clube de São Januário. Com Barqueta, Sampaio, Dimas, Ismael, Ipojucan, Tuta e outros bons jogadores, o “Expressinho” terminou o torneio em primeiro lugar com o Fluminense.

Antes da última rodada, Flamengo, Fluminense e Vasco dividiam a liderança com três pontos perdidos. Na quarta-feira, dia 15 de junho, o Fluminense empatou de 0 a 0 com o Bonsucesso. Como o adversário incluiu um amador no seu time sem apresentar o cartão e, ainda, declarara ao árbitro que o jogador era profissional, o Fluminense ganhou o ponto do empate. No domingo, 21 de junho, na última rodada, o Bangu venceu o Flamengo, em Teixeira de Castro, por 2 a 1; o Vasco empatou com o São Cristóvão de 3 a 3, em Caio Martins; e o Fluminense empatou com o Botafogo de 1 a 1, em São Januário. Fluminense e Vasco, ambos com quatro pontos perdidos, tiveram que disputar o título numa série melhor de três.

Em 24 de junho, uma quinta-feira, em General Severiano, tricolores e vascaínos jogaram a primeira partida. O tricolor ganhou por 4 a 0, gols de Orlando (2), Simões e Rodrigues. Três dias depois, no domingo, 27, o “Expressinho” venceu por 2 a 1, gols de Dimas, Nestor e Orlando.

A Federação marcou a terceira partida para 30 de junho, quarta-feira, no campo do Botafogo. Todos esperavam que o Vasco mantivesse o “Expressinho” para a chamada “negra” da melhor de três. Os jogadores já estavam no vestiário, trocando de roupa, quando Flávio Costa chegou e comunicou que o “Expresso da Vitória”, recém-chegado do Chile, onde conquistara o título de campeão dos campeões, disputaria a final do torneio. Orlando “Pingo de Ouro” nos falou sobre a reação dos jogadores do Fluminense, que já se encontravam em campo:
— A surpresa foi geral. Tem uma fotografia muito sugestiva, onde os jogadores do Fluminense, quando ouviram aquela explosão, ficaram de lado, com os olhos arregalados. Chegou ao nosso conhecimento que os jogadores do “Expressinho” torceram por nós.

A partir daquele momento o Vasco passou a ser o franco favorito, tirando a responsabilidade do Fluminense de ganhar do time reserva do adversário.

Mais uma vez brilhou a estrela do grande artilheiro tricolor e Orlando foi o herói da noite, marcando de bicicleta o gol do título do Torneio Municipal de 1948:
— Deram a bola para a esquerda, Rodrigues correu e centrou. Eu havia ultrapassado a bola, me virei, dei a levantada de perna e pegou firme. A bola entrou no meio do gol e, quando eu caí, olhei e senti a explosão da torcida. Eram oito minutos de jogo e, daí por diante, o Vasco jogou dentro do nosso gol. Mas a competência do Castilho impediu que o Vasco marcasse.

Sob a arbitragem de Carlos de Oliveira Monteiro, o popular Tijolo, tricolores e cruz-maltinos jogaram com as seguintes escalações:
Fluminense — Castilho, Pé-de-Valsa e Haroldo; Índio, Mirim e Bigode; 109, Simões, Rubinho, Orlando e Rodrigues.
Vasco — Barbosa, Laerte e Wilson; Eli, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ademir e Chico. 

A classificação do Torneio Municipal de 1948 foi a seguinte:
 
Fluminense — campeão
Vasco da Gama — vice-campeão
Flamengo — terceiro (5 pp) 
Botafogo e Olaria — quarto (8 pp)
Bangu e São Cristóvão — quinto (10 pp)
Bonsucesso e Madureira — sexto (15 pp)
Canto do Rio — sétimo (18 pp)

Essa inesquecível conquista do Fluminense, ao derrotar o poderosíssimo “Expresso da Vitória” do Vasco da Gama, fez 60 anos no dia 30 de junho de 2008. Nossa homenagem é para os saudosos Orlando “Pingo de Ouro” e Castilho, heróis daquela noite, em General Severiano.

O título do Torneio Municipal de 1948 também será lembrado no livro “Sou tricolor”, sobre a história do time, a ser lançado em breve.