A arte do samba na Câmara dos Vereadores do Rio


23/05/2008


O samba vai desfilar toda a sua arte no Salão Ary Barroso da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, de 16 a 20 de junho, a partir das 10h, na “Exposição de fotos artísticas — Mundo do samba”, do veterano fotojornalista Jayme Gama, um dos maiores cronistas do carnaval carioca por meio de suas imagens. A mostra é uma iniciativa do Vereador Nadinho, de Rio das Pedras.

Jayme Gama nasceu em Salvador, há 77 anos, e vive no Rio de Janeiro desde os 14 de idade. Desde cedo ligado em música e cultura popular, é dono de um dos maiores e mais importantes acervos sobre as festas populares cariocas, construído em cerca de 50 anos de profissão.

A fotografia surgiu na sua vida como “uma brincadeira”, como ele diz ao lembrar o tempo em que usava a câmera para guardar recordações de antigas namoradas. A carreira profissional começou na revista Country, publicação dirigida ao jet-set. Depois, trabalhou na Revista do Rio e nos jornais Última Hora, Luta Democrática, O Dia e Gazeta de Notícias. Neste último, na editoria de Cidade, fez muitas matérias sobre o carnaval.
Aproximando-se de figuras lendárias como Jamelão, Emilinha Borba, João Roberto Kelly, Natal da Portela, Clara Nunes e Vilma Nascimento, de quem tem fotos exclusivas.