Combate à violência contra jornalistas nas eleições


18/08/2022


 

A ABI, a Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro promovem nessa sexta-feira, 19, às 16 horas, um encontro com autoridades e representantes de importantes instituições da sociedade, para debater e definir ações de combate à violência política contra jornalistas e comunicadores, nas eleições.

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos, o Instituto dos Advogados do Brasil, o Ministério Público do Trabalho, os sindicatos patronais de Rádio, TV, Jornais e Revistas, além de representantes de vários veículos e grupos de comunicação foram convidados para o encontro, que será realizado no auditório do Sindicato dos Jornalistas, à rua Evaristo da Veiga, nº 16, 17º. andar, Cinelândia – Centro do Rio de Janeiro.

O início do processo eleitoral acirrou o clima de violência existente nas redes sociais e nas ruas. Nesse cenário, o exercício profissional faz dos jornalistas alvos de mensagens de ódio, agressões virtuais e até mesmo físicas.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em visita às empresas de radiodifusão e de impressos, ouviu dos jornalistas uma reivindicação constante: a garantia de segurança nas eleições.

A Democracia não prescinde do trabalho fundamental dos jornalistas. E o SJPMRJ quer assegurar que os profissionais possam desempenhar a sua função sem risco e com a devida liberdade de expressão.

Não podemos perder ninguém para o ódio, seja nas coberturas externas ou internas.