Bar Virtual da ARI, neste sábado 5/2, com Luís Augusto Fischer e o jornalista Cristiano Vieira


04/02/2022


O Bar Virtual da ARI abre, no próximo sábado (05/02), com o escritor e professor Luís Augusto Fischer e o jornalista Cristiano Vieira, do Jornal do Comércio, às 11h. Na pauta, o “Dicionário de Porto-Alegrês” (edição revisada). O encontro pela plataforma Zoom terá transmissão pela Facebook e pelo Canal do YouTube da ARI. O evento faz parte das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre. No decorrer deste ano, a ARI promoverá lives com convidados para homenagear a nossa Capital.

“Dicionário de Porto-Alegrês” – Luís Augusto Fischer não está apenas colocando a cidade no mapa linguístico do país. Não: Luís Augusto Fischer está revelando uma oculta dimensão de nossa gente, aquela dimensão que se expressa num linguajar característico, consolidado ao longo de gerações. É uma linguagem que nos fala do presente ou nos remete ao passado, que se refere a sexo, a comida, a esporte; é, enfim, uma linguagem muito peculiar, cujo universo Fischer, professor, intelectual e sensível observador da nossa gente, agora desvenda – e o faz com sabedoria e inteligência, com encanto e graça. Obrigado, Fischer. Como diz o teu Dicionário, a tarefa saiu melhor do que a encomenda. Para alegria e deleite de todos nós.
(Moacyr Scliar)

Cristiano Vieira – É jornalista formado pela Ufrgs em 2002. Atualmente, é editor de Economia do Jornal do Comércio. No mesmo veículo, já editou também Cultura, setor em que atuou por dez anos. Tem experiências também em produção de textos para revistas, coberturas online e de rádio, entre outras atividades.