Banner 2
Banner 3
Banner 1

15 de outubro, Dia do Educador Ambiental


15/10/2025


Por Teresa Fazolo, da Comissão de Meio Ambiente

O dia 15 de outubro, que no calendário assinala o Dia dos Professores, celebra também o dia do Educador Ambiental. Instituída em 1999, a data é não apenas o reconhecimento de uma atividade fundamental, especialmente em tempos de mudanças climáticas, mas também um chamado à necessidade da construção de uma consciência ecológica.

O I Seminário de Meio Ambiente da ABI, realizado em setembro, teve um dia inteiramente dedicado à Educação Ambiental.  A importância da elaboração de políticas públicas nesta área é uma proposta que vem desde a Conferência de Estocolmo, de 1972, a primeira realizada pelas Nações Unidas para discutir o meio ambiente.

Seguindo o lema do atual governo federal, “União e Reconstrução”, os debatedores apresentaram suas propostas na mesa Educação Ambiental na Reconstrução do País. Em sua apresentação, o professor Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, destacou que “a reconstrução da Educação Ambiental é a reconstrução do existir no planeta”.

A bióloga e educadora socioambiental Denise Amador mediou o encontro que teve também a participação do professor Alexandre Palma (PPGTDS-UFRJ), do Deputado Federal Reimont (PT-RJ), do jornalista Bruno Bassi, da professora da Universidade de Brasília-UNB, Rosângela Corrêa, diretora do Museu do Cerrado, e da Deputada Marina do MST (PT-RJ). Todos trouxeram contribuições valiosas para iluminar e pavimentar o caminho rumo a uma sociedade centrada no respeito e em harmonia com a natureza.

A matéria completa sobre esta mesa no Seminário aqui.